O chocolate não deve ser ingerido por cães, pois é altamente perigoso para eles.
Nenhum cão é igual, e existem cães mais ou menos predispostos a ficarem doentes se comerem chocolate. No entanto o chocolate não é seguro para todos os cães.
O chocolate contém um ingrediente chamado teobromina que nós humanos conseguimos metabolizar, mas os cães não. Consequentemente, se o cão ingerir qualquer alimento que contenha teobromina, leva à sua acumulação no organismo, podendo ser tóxico. Existem chocolates que contém níveis mais altos que outros, como por exemplo o chocolate negro contém mais teobromina que o chocolate de leite.
Se suspeita que o seu cão comeu chocolate, fique atento nas 24h seguintes, porque é provável que os sintomas possam surgir durante este período. Pode ficar atento a alguns destes sinais:
- Inquietação
- Respiração acelerada
- Aumento da frequência cardíaca
- Frequência a urinar
- Vómitos
- Diarreia
- Convulsões
Até pode acontecer o seu cão vomitar rapidamente o chocolate todo e depois não ter mais nenhum sintoma, contudo recomendamos a que consulte um médico veterinário.
Medidas que deve tomar se o seu cão comer chocolate
- Contactar de imediato o médico veterinário, explicando detalhadamente toda a informação que tenha e que possa transmitir;
- Investigar algum vestígio que o seu cão possa ter deixado, por exemplo restos no chão, na embalagem, ajudando assim, a determinar o tipo de chocolate e até a quantidade;
- Nunca induza o vómito voluntariamente, deixe essa situação para o médico veterinário, pois pode estar a fazer de forma errada e poderá prejudicar a atuação posterior do médico.
Fonte: Purina