Porque que razão os cães lambem as suas patas? É um sinal muito comum, quando algo se passa com o seu canídeo. As causas podem ser diversas, tais como:
- Sarna demodécica é uma doença provocada por um ácaro no folículo piloso. Pode causar alopécia (falta de pêlo), vermelhidão e descamação, geralmente não provoca comichão, mas claro que pode haver exceções. Deve consultar o seu veterinário para ser feita uma raspagem profunda da pele para diagnosticar este ácaro.
- Alergias que podem ser de origem alimentar ou ambiental e são provocadas por alergéneos, gerando muita comichão nas patas, fazendo com que os patudos as vão lamber para conseguirem combater a comichão que sentem.
- Dor ou desconforto, que para além das lambidelas, também podem ver mordidas nas patas, causadas por pequenas feridas, queimaduras (por exemplo quando o chão está muito quente no verão) ou doença articular crónica.
- Ansiedade ou stress, onde normalmente desenvolvem comportamentos compulsivos ou de ansiedade (por medo, separação, abandono, fobias, stress). Nestes caso o melhor que deve fazer é consultor um médico veterinário especialista em comportamentos.
Consulte sempre um veterinário se nota algum destes sintomas no seu patudo.